segunda-feira, 24 de maio de 2010

três poemas de tereza primola

Nas Curvas do tempo

Pela janela, olho
o desfiar do tempo
que nos antecede
que nos sucede,
sinto a sede
das coisas que insistem
em querer ficar
vivas,na lembrança.

Volto à infância
tempo de puros
momentos lúdicos
ilógicos
jogos de armar
encantamentos primeiros
e me descubro
assim como flor,
que fenece,
sem saber o porquê.

Parece que foi ontem.
Menina, já prá escola!
Menina, prá dentro,
Menina, seu pai não gosta
de saia curta e baton!
Menina, cuidado com a vida,
Menina, cuidado com o mundo!
E eu a me balançar
no balanço do tempo.

Olho lá fora, as estações
que se sucedem
indiferentes à queda
ou ao vô dos pássaros,
das flores,
das coisas,
e me sinto assim,
perdida no tempo.

Onde foi que deixei
meu coração?
Onde foi que esqueci
os sonhos todos?
Em que gaveta guardei
os meus segredos?

Meus modos,
meus medos
meus gritos mudos,
Quando foi que me esqueci
numa curva qualquer
da minha estrada?


Maçã em papel de seda

Pressentir
o sabor da maçã
adivinhado no papel
azul que a embrulha.

Perceber
o belo da flor de maio
pelo seu cheiro
aroma que invade
o quarto.

Antegozar
as delícias da luz
pelo entrever das frestas
que se infiltram
na caverna escura.

Seguir assim.Adivinhando
delícias
nos jardins do Éden
e seguir
passo a passo
um passo de cada vez.

A vida se faz assim.
A cada dia, um canto novo
um novo olhar
um re-caminhar.

Cotidiano

Estamos presos,
por fios de seda
aos designios divinos
e a vida corre
em nossas veias
como um vinho raro
que sorvemos, gole a gole,
como se fora o néctar
das vinhas de Deus.

Vivemos. E isto nos basta
pois é grande e belo
o ofício de viver.
E por vivermos,
sonhamos,
e agimos,
esperamos
e nos deitamos às sombras
das frondosas árvores
comendo dos frutos
do conhecimento
qual Adões e Evas redivivos
ressurgidos das próprias
cinzas
fênixes desenjauladas.

E assim caminhamos.
Até onde
ainda não sabemos.
Apenas sabemos
do prazer da caminhada
da brisa que sopra no rosto
do gosto da fruta
que nos mata a fome
e do frescor da água
que nos reanima.

E basta-nos isto
nada mais do que isto:
respirarmos e amarmos
para sermos felizes

Tereza Primola é poeta mineira- radicada em Brasilia- esses poemas foram publicados originalmente em www.overmundo.com.br

Nenhum comentário:

Postar um comentário